Carteira de Trabalho – Como tirar 2 via

As relações com a empresa e os empregados devem sempre ocorrer de acordo com a lei. Alguns documentos permitem que esse processo aconteça da forma mais correta possível. Às vezes, para ter um, você precisa de outro porque é algo que treina gradativamente as pessoas na sociedade.

Se olharmos bem, por muito tempo não existia tanto direito trabalhista, acontecia em grande escala e a pessoa que trabalhava geralmente não tinha muitas liberdades, claro, podia se despedir sem grandes honorários ou multas , mas se isso acontecesse com eles, seu chefe não tinha responsabilidade.

Em outras palavras, uma pessoa pode ser demitida a qualquer momento simplesmente porque o empregador não a deseja mais.

Em qualquer caso, uma carteira de trabalho é um documento muito importante para você, tanto como empregador quanto como contratado, para garantir a boa usabilidade das funções de outra pessoa.

Apesar do modelo de trabalho sem vínculo com empresa ou outras pessoas, é cada vez mais crescente, é muito importante destacar que contratar pessoas de forma comum, ou seja, com uma assinatura na carteira de trabalho indicando seus direitos e deveres, é ainda mais procurado por esta segurança que o patrão e o empregado constroem!

Qual é o carteira de trabalho?

A carteira de trabalho nada mais é do que um documento que o ajudará a ser contratado por várias empresas. No Brasil, pode até ser usado como identificação. Claro, com este documento você poderá contar com mais segurança nos processos.

Garante ao empregado e ao empregador o cumprimento de suas funções e deveres. Também estabelece a carga de trabalho e as possíveis “horas extras” que podem surgir.

Cartão de Trabalho

É um modelo muito simples. Tem gente que ganha para a produção e outras que ganha para as horas trabalhadas, que ficam na segunda turma, apesar de ficar mais tempo no local, muitas vezes sendo obrigados a estar, ganha mais segurança, já que a lei está do lado deles no caso de algo dá errado com o pagamento!

Enfim, em regime de trabalho CLT, esta carteira de trabalho é um item indispensável, você pode trabalhar com ela em diferentes locais. E se você quiser saber como emitir, pode continuar acompanhando o artigo, explicaremos um pouco mais sobre o assunto.

Como obter uma autorização de trabalho

Para obter a autorização de trabalho, conforme dito acima, é importante que você tenha em mãos outros tipos de documentos, que servirão para comprovar algumas coisas.

Todos esses documentos ajudarão e agilizarão o processo. Geralmente, até o RG pode ser emitido no mesmo órgão que compõe a carteira de trabalho, mas nem sempre isso acontece.

Quais documentos são necessários?

  • Em primeiro lugar, um comprovante de residência com o código postal de onde mora;
  • Um documento de identificação que comprove algo sobre você, os necessários são:
  • RG e certidão de nascimento.
  • Você também pode apresentar um certificado de reservista ou um CNH;
  • O CPF que é indispensável;
  • Uma foto 3×4, com fundo branco.

Onde obter sua carteira de trabalho?

A carteira de trabalho pode ser emitida em vários locais, normalmente os pedidos são feitos nas superintendências regionais, no entanto, pode acontecer que existam postos de abastecimento no município ou PAT.

Se isso acontecer, será mais fácil e você receberá a carteira da mesma forma. Exemplo disso é o Poupatempo de São Paulo ou Fazer Fácil, no Espírito Santo.

Quanto tempo leva para que o Carteira de Trabalho seja emitida?

Bem, se você quer saber quando pode ter o documento em mãos, saiba que é possível ter uma carteira digital em até 20 minutos, porém essa não é a maior realidade.

Em outras palavras, se você deseja uma carteira física, pode ter que esperar até 60 dias para recebê-la (este é o prazo máximo). Existem situações em que essa documentação fica pronta em 14 dias, 4 semanas. Bem, isso também pode depender do local que você solicitou.

Enfim, se você quer um vínculo com alguma empresa, muitas delas já aceitam a carteira de trabalho digital e é uma tendência que isso vai aumentar ainda mais com o passar dos anos.

Como tirar a 2ª via do Carteira de Trabalho?

Se por algum motivo seu carteira de trabalho foi roubado ou perdido de alguma forma, você pode pegar a segunda via agendando no site do TEM. A programação online, no entanto, pode não estar disponível para algumas regiões e você também.

O que você deve fazer neste caso é procurar uma unidade do Ministério do Trabalho mais próximo apresentando alguma documentação que comprove sua identidade.

É um processo que também pode demorar, então, se isso acontecer, você deve tentar resolvê-lo rapidamente. Se uma oportunidade de trabalho surgir durante o período em que você estiver desempregado, nada poderá ser feito por essas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *