Como funciona o Fies – Confira agora mesmo

O financiamento estudantil (Fies) se tornou muito famoso nos últimos anos, é uma maneira simples de obter acesso a uma universidade sem ter que gastar grandes quantias de dinheiro no momento. Ou seja, o FIES é uma forma de começar a investir no seu futuro sem ter que pagar nada no momento, tendo acesso a inúmeras instituições de ensino.

Para entender melhor como funciona esse financiamento, faremos um estudo mais aprofundado de tudo o que ele oferece, além disso, abordaremos pontos importantes após o momento do cadastramento.

Entenda que este é apenas um dos vários empréstimos estudantis possíveis, mas certamente é o mais famoso em comparação com os outros. Em alguns casos até é escolhido no lugar da bolsa, já que certas instituições são apenas do FIES e são opção de determinado aluno. Sem mais delongas, vamos começar!

Como funciona 

O funcionamento é simples: você precisa fazer faculdade ou curso que custa algum valor que você não tem atualmente? O FIES vai te pagar e você só terá que pagar depois de terminar o curso.

Fies

É uma opção muito interessante e quanto menos recursos você tiver, mais desconto você terá, até mesmo zero juros na hora do pagamento. Esta, de fato, é uma das partes mais importantes na construção de uma base de pessoas] interessadas.

Seguindo essa lógica do FIES, surgiram outros financiamentos.

Como emitir boleto fies (como emitir 2ª via)

Para emitir o boleto, basta entrar no site do Fies e se cadastrar. Não custa nada e é muito rápido. Os boletos estão disponíveis na aba “contratos”, os que estiverem abertos estarão ativos.

A segunda via, por sua vez, é obtida ligando para a central de atendimento 0800 726 8068. Feito isso, é preciso aguardar a sua vez, não demora muito, mas seja paciente, em dias determinados o sistema FIES pode estar cheio.

Leia também:

Como funciona a adição do Fies

Isso pode ser feito no site do Sistema Informatizado FIES, SisFies. Nele, o CPSA verificará se tudo está correto e, em seguida, repassará as informações completas e a forma de antecipação escolhida.

O Adiantamento pode ser uma boa opção para quem não quer ter problemas no futuro, pois se em algum momento tiver dinheiro extra fica mais fácil fazer o pagamento e futuramente não terá que se preocupar tanto com isso .

Como gerar boleto de atraso: fies

Para gerar boleto em atraso é necessário entrar em contato com a Caixa pelo celular ou pelo WhatsApp. Tudo que você precisa para atualizar o boleto e também para efetuar o pagamento será repassado.

Se você tiver alguma dúvida, aproveite o acompanhamento da Caixa e tente resolvê-la sozinho, isso fará a diferença e você economizará tempo. De qualquer forma, gerar o ticket não é problema, o número do serviço, dado acima, serve para isso!

Descrição Fies

Para se candidatar ao financiamento estudantil você só precisa do seu CPF, data de nascimento e, claro, um e-mail para contato. 

Acontece muito rapidamente no próprio site do FIES. Lembrando que ao estar inscrito no programa, você terá acesso a diferentes financiamentos para diferentes universidades, depois de fazer parte da diretoria do FIES, bastará você procurar a instituição que deseja e iniciar o processo.

Ah, vale sempre a pena ver os requisitos!

Lista de resultados mec

Se você deseja saber o resultado de sua inscrição no FIES, pode entrar na plataforma através do site http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br e acessar a lista de vagas preenchidas, para saber se seu nome foi aceito estar no programa.

Na hora da escolha, o FIES considerará pessoas com dificuldades financeiras que realmente desejam fazer um bom curso. Nesse momento, algumas instituições podem decidir investigar outros pontos importantes, como a nota do ENEM.

A dica é: sempre faça o ENEM com comprometimento, é a porta de entrada para muitas outras oportunidades em sua vida, mesmo que você não consiga imediatamente a faculdade que deseja, pode escolher um curso ou algo diferente até conseguir.


Pois bem, é claro que para começar no FIES é preciso entender que depois de terminar o curso você terá que pagar, por isso muitas pessoas optam por fazer outro tipo de programa, e apenas completam a falta de recursos com o FIES.

Educa Mais Brasil e Fies são os mais comentados pelos alunos por oferecerem bolsas de estudo muito estimulantes. Entenda, porém, que o compromisso de pagar pelo curso deve existir, pois em algum momento futuro isso pode representar um problema.

Conforme mostrado aqui, existem formas de antecipar o pagamento e várias outras formas de trabalhar a questão do dinheiro, em alguns casos o aluno pode até receber a comodidade de zero juros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *