Conheça o Senai: cursos técnico, profissionalizante e profissionalizante

Os cursos do SENAI estão totalmente na formação de pessoas para atuarem na área industrial, de fato, não só o seu curso, mas também a sua história como instituição de ensino, está ligada às grandes indústrias.

O que o torna tão interessante é exatamente a sua qualidade de ensino, mostrando diversos recursos que podem ser utilizados para que o aluno capte melhor o que foi repassado. Geralmente oferece cursos técnicos, mas podem oferecer ensino a distância para outras disciplinas e até graduação.

Conheça o Senai

O SENAI é aberto para quem deseja aprender sobre diversos temas, os cursos oferecidos serão discutidos posteriormente, mas se você quiser saber mais sobre a empresa, é só tentar acessá-lo pela internet.

Senai

Vale lembrar que é importante entrar no site da instituição no local onde você mora. De qualquer forma, para que você fique por dentro do que é oferecido, saberemos um pouco mais sobre o SENAI nos tópicos a seguir.

Cursos Senai

Conforme dito, existem vários formatos de cursos oferecidos, que podem ser totalmente vinculados à área industrial ou com variantes. Um exemplo disso é o curso técnico em administração. Apesar do conhecimento anterior se concentrar muito na indústria, o conhecimento servirá a muitas outras áreas.

Outros são mais diretos, como o curso de técnico em mecânica. Em geral, esse tipo é mais comum, pois abrange grandes profissões no que se refere ao ambiente industrial.

Leia também:

Cursos EAD Senai

Um curso a distância para a instituição pode representar boas chances de poder treinar cada vez mais pessoas. Veja, por muito tempo a formação de jovens no SENAI focou muito na parte prática, deixando claro que uma EAD não seria extremamente eficaz.

Porém, com o passar do tempo, novas oportunidades de treinamento foram se formando, algumas delas podem ter maiores benefícios em determinados pontos, por serem mais rápidas e eficazes.

É possível até aprender programação em cursos a distância. Vale lembrar também que a modalidade “semipresencial” também vem aparecendo com mais destaque.

Inscrições

O cadastro não é muito necessário, pois na maioria das vezes é possível fazer até pela internet. Entenda, no entanto, que cada modalidade do curso pode oferecer diferentes formas de inscrição. No aprendizado industrial por contrato, é até necessário fazer um teste.

Em geral, podemos resumir as matrículas na instituição para:

  • Observe se corresponde ao perfil da vaga que você deseja;
  • Tenha documentos como RG e CPF em mãos (em alguns casos, até carteira de trabalho)
  • Complete o cadastro com informações no site ou na localização da instituição.

Cursos Online Grátis

O SENAI oferece cerca de 14 cursos totalmente gratuitos. Se quiser saber um pouco mais sobre eles, basta visitar o site da empresa.

Para ficarmos mais informados sobre as oportunidades, mostraremos a seguir as áreas que podem ser escolhidas:

  • Consumo consciente de energia;
  • Educação ambiental;
  • Metrologia;
  • Mecânica automotiva básica;
  • Economia circular;
  • Finanças pessoais.

São 6 dos 14 cursos oferecidos. A boa notícia é que todos eles têm um certificado e não demoram muito para fazê-lo. A praticidade na escolha do horário do aluno também é importante.

Cursos oferecidos

O SENAI trabalha muito com cursos técnicos, por isso vamos citar aqui tudo o que pode ser feito.

  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Automação Industrial;
  • Técnico de Mecatrônica;
  • Técnico de Manutenção Automotiva;
  • Técnico de Edificações;
  • Técnico em designer de calçados.

Existem outros cursos que podem ser incluídos na lista, como o de técnico em mecânica geral, porém são os mais comuns em várias unidades do SENAI em todo o país.

Portal estudantil Senai

O Portal do Aluno é usado para obter acesso aos recursos. Depois de iniciar um curso, o portal é liberado para você, no momento em que também é oferecido um login e uma senha para você, que a própria unidade pode fazer.

Decore e anote, para que você tenha acesso total aos itens de estudo e informações valiosas sobre o seu curso, até mesmo um calendário acadêmico.

Senai Programa de Gratuidade

Assim como no SENAC, o SENAI também oferece cursos gratuitos. Eles estão disponíveis em várias unidades do país e a boa notícia é que as inscrições podem ser feitas até online.

Caso tenha interesse, acesse o portal do Senai da sua região e veja o que é possível fazer!


Imaginar os cursos que serão realizados é muito importante para a construção profissional de uma pessoa, veja as várias opções observando sua projeção no mercado, principalmente se for uma área que lhe interessa.

O SENAI é uma das instituições de ensino mais relevantes no cenário brasileiro, ocupando a primeira posição quando o assunto é aprendizagem industrial.

A conexão com as grandes indústrias do mercado também é um ponto importante, pois facilita as recomendações, dando mais liberdade para começar no trabalho que você gosta, claro, também vai depender do seu comprometimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *