O que é Encceja e como funciona

Chega um momento da vida em que não é mais possível fazer o ensino fundamental ou médio porque falta tempo para lidar com os estudos e trabalhar ao mesmo tempo. Pensando nisso, a solução foi criar uma prova (Encceja) que pudesse conferir o diploma do ensino médio ou fundamental, com apenas alguns dias.

Na verdade, a prova acontece em apenas um dia, mas pode acontecer durante o ano, ou seja, para realmente tirar o certificado de conclusão você terá que esperar pelo menos aquele ano inteiro.

Porém, você não precisa gastá-lo estudando ou tendo as obrigações que o ensino regular tinha. É por isso que a ENCCEJA se tornou tão famosa.

O que é Encceja e como funciona

O ENCCEJA é um programa que vai ajudar a criar algo mais concreto para jovens e adultos em relação à educação básica. Entenda que seu objetivo é levar a pessoa que ainda não possui o ensino fundamental ou médio para adquiri-lo.

Encceja

Então, esse teste que é feito no final do ano tem suas qualidades, é simples de fazer, não custa nada e ainda é eficiente para entrar em uma possível instituição de ensino para fazer um curso. 

Ou seja, é como faltar ao ensino fundamental ou médio em termos de tempo, é apenas fazer uma prova que mostra sua verdadeira habilidade e conhecimento, oferecendo o diploma se ele realmente atende ao nível exigido.

Leia também:

Inscrições

As inscrições na ENCCEJA podem ser feitas pela internet, no site da instituição. Você só precisará de alguns documentos pessoais com foto para apresentar no dia certo da corrida.

O processo é muito tranquilo e requer apenas que você tenha certeza dos dados que inseriu, evitando assim grandes problemas. Lembrando que existe uma idade mínima para participar de cada evento também.

Como acessar a página do participante pelo Inep

Para acessar, basta acessar o site com login e senha, é claro, para isso é necessário ter feito o cadastro. O cadastro também pode ser feito acessando a plataforma, bastando fornecer alguns dados pessoais, nada que requeira muito tempo.

Lembrando que na página do participante você terá acesso a diversas informações, materiais de estudo e ainda, após a prova, poderá verificar o funcionamento de algumas questões.

Resultado do encceja

Os resultados das provas são semelhantes aos que sempre vemos, é necessário atingir uma determinada pontuação para receber o diploma. Nas áreas gerais a pontuação deve chegar a um mínimo de 100, enquanto na redação é importante que o candidato tenha um índice de 5 para frente.

De qualquer forma, a prova cobrará materiais diferentes, portanto, ao final, é importante verificar sua nota em todas as áreas possíveis, pois em cada uma delas você receberá a pontuação correspondente.

Ah, vale lembrar que você pode acessar o resultado através do sistema ENCCEJA. São necessários apenas o seu login e senha, os mesmos que você fez ao se inscrever.

Cronograma

Para que as pessoas se organizem melhor, o sistema também disponibiliza um calendário. É possível ver muito mais do que os resultados dos testes, podendo até apresentar a data de soluções como recursos e faltas. 

Lembrando que a data do cadastro deve estar em foco, caso você perca, terá que lidar com recursos! O calendário é divulgado pouco antes da primeira ação que pode ser realizada, geralmente a desculpa para a ausência.

Evidências

Para quem fez a prova e ficou em dúvida quanto à nota, antes de sair do resultado é possível ver o feedback, embora para muitos isso não seja garantia de nota, já que a avaliação de cada um pode mudar devido a outros fatores.

No entanto, é uma ótima maneira de começar a trabalhar com suas opções. Veja isso, porque esse problema deve ser investigado em primeiro plano.

Simulated of Encceja

Existem alguns programas que oferecem simulações para o teste ENCCEJA. É uma forma de preparação, geralmente são cursos que possuem exame final, quando concluído, será em uma data aproximada do exame. 

A ENCCEJA é uma das melhores opções para quem quer terminar os estudos mais rapidamente, por isso que tantas pessoas querem fazê-lo. Ter materiais e estruturas para estudar pode lhe garantir a nota necessária

Livros

Apostilas estão disponíveis no site do INEP. Neles você terá a melhor ferramenta para quem estuda sozinho. Todo o material de estudo com as disciplinas que serão cobradas na prova.

Para passar é necessário um entendimento de tudo, mas não necessariamente um estudo aprofundado de todos os itens que serão citados ali.


Pois bem, a ENCCEJA é certamente uma prova muito importante para quem quer ter um diploma do ensino médio ou do ensino fundamental. Veja, na maioria das vezes essas opções são para pessoas que já têm muitas outras cargas e não podem ficar em uma escola regularmente.

Portanto, existe uma idade mínima para cada uma das provas. Se você já tem 18 anos, pode fazer o exame para tirar o diploma do ensino médio, enquanto uma pessoa de 15 anos pode fazer o ensino fundamental.

Basicamente, este é o requisito mais importante, o resto não é nada complicado, apenas uma identificação é normalmente necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *