O que é imposto de renda?

No Brasil, existem vários impostos que se destacam na vida dos brasileiros, um dos mais conhecidos é o imposto de renda, que ainda apresenta algumas dúvidas.

Por exemplo, você sabe para onde vai o valor desse imposto? Quando falamos em IPVA costumamos pensar em investimentos em obras públicas relacionadas com a construção de estradas. No IPTU podemos perceber que haverá uma valorização do local onde está o imóvel, mas muitos desconhecem a função do imposto de renda.

Aqui vamos falar sobre isso e como pode ajudar nas grandes questões da sociedade em geral. Ou seja, vamos apresentar aqui porque o imposto é necessário, além de demonstrar como pagar e outras informações importantes, acompanhe!

O que é imposto de renda?

O imposto de renda é um valor que incide sobre alguma receita que você teve durante o ano. Normalmente é cobrado em dezembro e irá comprovar todos os valores recebidos, fazendo a conta correta de quanto deve ser pago.

Imposto de Renda

Veja, geralmente são esses impostos que monitoram outras questões de política pública. É cobrado pelo governo federal anualmente e deve ser minuciosamente investigado por você, já que em determinados momentos as empresas já tentaram tirar proveito disso.

Diferença entre IRPF e IRPJ

O IRPF é um imposto para o cidadão comum, enquanto o IRPJ é um imposto para pessoas jurídicas. Essa é a principal diferença, no entanto, você agora deve estar se perguntando como calcular seu PIT, certo? Quanto você terá que pagar. Vamos mostrar a você a seguir.

Você terá que pagar o valor de acordo com o seu salário. Por exemplo, se você tiver um valor de até R $ 1.900,00 você não terá que pagar nada, mas depois disso, tem certos percentuais que entram em foco.

São importantes porque quanto maior o salário recebido, maior o seu valor. Por exemplo, enquanto o salário de R $ 1.900,00 a R $ 2.800,00 tem taxa de 7,5%, o salário de R $ 3.700,00 ou mais terá taxa de até 22,5%.

Leia também:

Quem deve declarar?

Você terá que pagar imposto de renda a todos os brasileiros que tiveram uma renda superior a R $ 28.559,70 no ano. Ou seja, se você receber menos que isso, você não paga, se receber um valor maior, você deve pagar com base nos valores que foram repassados ​​acima.

Além disso, também entram na lista pessoas que possuem ativos superiores a 300 mil reais no ano. Ou seja, o brasileiro que tem renda acima da “média” ou mais distante da linha da pobreza, deve sempre fazer o pagamento.

Declaração IRPF

Você deve declarar seu imposto de renda para que o governo saiba exatamente quanto você recebeu naquele período, para que possa obter o valor correto. Em outras palavras, a declaração servirá apenas como prova de quanto você recebe.

Se você não fizer isso no prazo correto, estará sujeito a uma multa que pode representar até 1% ao mês, claro, será limitada a 20% do imposto devido.

Isenção

A isenção é para quem não tem capacidade para pagar. Geralmente, o brasileiro recebe um salário inferior a R $ 1.900,00.

Para estes, o imposto não é suficiente e nem é necessário solicitar a isenção.

Consequências de não declarar imposto de renda

Se você não pagou e não planeja pagar, você pode ter problemas, o mais importante deles é a multa. Mas é claro que não estamos apenas nisso, com o passar do tempo e o aumento desse valor a multa pode ir muito além e pode ter sérios problemas com a justiça.

Não deixe isso acontecer!

Restituição

Essa é uma das formas do governo federal fazer com que o tributo pague corretamente, ou seja, você pode receber um valor a mais porque pagou a mais em determinado ano, porém, pode acontecer que tenha que pagar a maior, porque pagou a menos em outro ano.

Tabela de Imposto de Renda

Falamos aqui dos valores de acordo com a renda do trabalhador. Quanto mais você recebe, maior é o valor que você terá que pagar. Veja, quase sempre é necessário que você faça o cálculo correto para se organizar.

Você está isento até o recebimento mensal de R $ 22.847,76, após esse valor, você terá que pagar as taxas.

Programa de imposto de renda

Você pode verificar tudo sobre o imposto no site ou no aplicativo. O governo federal já disponibiliza há algum tempo para que os trabalhadores tenham mais facilidade. Existe o site oficial que é https://www.gov.br.

O aplicativo Digital Workbook também pode ajudar nisso.


Por fim, por ser um imposto tão famoso, é importante que seja pago antes de gerar qualquer tipo de multa. Vale lembrar também que é um valor que é descontado mensalmente no seu salário, por isso é tão importante que o seu pagamento seja feito.

Conforme visto aqui, existem vários pontos importantes na hora de efetuar o pagamento de seu tributo, por isso a busca por informações é sempre cobrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *