O que é Licenciamento, como consultar, 2 vias e mais!

Quem possui automóvel deve saber da importância do licenciamento, sem ele nem sequer é possível circular livremente nas estradas. É uma forma simples de tornar o motorista mais presente e ativo no cumprimento das leis de trânsito.

Quando você pára em uma abordagem policial, por exemplo, é necessário apresentar este documento, por isso é importante não só tê-lo, mas também estar com ele durante todas as viagens que você vai fazer.

O pagamento de multas, IPVA e outras questões podem ser tratadas nesta fase, e se você não cumpriu alguma delas, certamente não poderá receber sua licença. E para entender melhor sobre o assunto, passaremos aqui um pequeno guia, leia com atenção!

O que é licenciamento?

O licenciamento é uma forma de provar que o motorista cumpre todas as leis de trânsito. Não só ele, mas também o seu veículo, por isso, quando isso é feito, vários itens importantes em relação ao veículo são investigados.

Licenciamento

Aqui você terá respostas para diversas questões que envolvem como fazer e a importância de tê-lo no seu veículo, além, é claro, destacando as consequências de não fazê-lo.

Licenciamento Detran

Uma das instituições que trabalha com licenciamento. Eles têm um site que trata de diversos assuntos, desde a entrada no processo até a geração de possíveis boletos.

Lembre-se de que, para obter sua licença, você deve ter pago todos os impostos corretamente. O IPVA é um deles, portanto se, no dia do recebimento da licença, ele não concordar, não será possível prosseguir com o processo.

Leia também:

Como licenciar seu veículo

Para chegar lá é preciso ir ao Detran, geralmente é na instituição que é possível lidar com todas as pendências que o carro tem, sejam problemas relacionados a multas ou mesmo ao pagamento de tributos.

Na maioria das vezes é algo que acontece tão rápido que nem é notado. Depois de cumprir todas as partes importantes, os motoristas sairão com a licença garantida.

Como consultar o Licenciamento?

A consulta pode ser feita no site oficial da fazenda. É importante que seja feito porque com ele você terá diversas informações a respeito de seus débitos. Então, quando for necessário ir ao Detran, você estará com tudo o mais possível.

Diante disso, existe uma certa facilidade de consulta, sendo necessário informar apenas alguns dados pessoais e fazer um cadastro no site da Secretaria da Fazenda.

Tabela – para que serve a tabela / como e onde consultar a tabela em geral / como saber a data da licença por placa

Pagamento 

Ah, o pagamento não é nada complicado de fazer. Qualquer corretor ou loja de loteria credenciada é possível. ]
Há também a vantagem de optar pelo pagamento via internet banking, que certamente é a ferramenta mais simples de ser utilizada, mas para isso é necessário ter o veículo credenciado no banco em questão.

Você pode assistir! Na tela inicial do seu banco você verá a opção de fazê-lo, se desejar, mesmo em caixas eletrônicos o pagamento pode ser feito, desde que, é claro, você tenha o valor em conta.

Consequência de não pagar o Licenciamento

Se você não pagar a licença, a primeira consequência são as multas, que certamente deixam algumas pessoas assustadas. A outra é a impossibilidade de dirigir seu próprio carro.

Não é propriamente proibido, mas se for flagrado dirigindo sem o documento, além de portar multa na carteira, também deverá se afastar do veículo e só poderá utilizá-lo novamente após apresentar o documento com tudo correto.

Como emitir o 2 VIA

Existem alguns itens que devem ser apresentados ao solicitar a segunda via, entre os quais temos:

  • Documento de identificação com foto e CPF;
  • Comprovante de pagamento;
  • Cópia dos itens acima;
  • Decalque do chassi;
  • CRV;
  • Inspeção e Boletim Policial.

Ok, se você tiver esses documentos, não terá nenhum problema em obter o duplicado. Lembrando também que é emitido na hora, podendo ser pago na hora.


Para muitos, obter uma licença não pode esperar, especialmente porque é um documento tão importante quanto um documento de identidade. Ou seja, tirar a licença todos os anos é algo que vai trazer segurança para você andar na rua, sem o risco de multas ou outros assuntos.

Veja, também é fundamental entender a importância desse documento, pois serve como uma prova de que o motorista consegue se locomover na rua sem causar nenhum problema.

Há uma série de questões que devem ser abordadas a fim de obter o documento da maneira certa, por isso é tão importante ter uma noção de como as leis estão funcionando, porque isso tornará mais fácil lidar com certos problemas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *