Como obter o seu passaporte? Aprenda agora!

Se você está pensando em ter um documento de identidade ou quer viajar para o exterior, aqui no Brasil, é importante que você tenha passaporte. Na verdade, em momentos diferentes, este documento também é usado para identificação pessoal.

Então, é impossível viajar sem primeiro emitir um passaporte? Bem, é claro que você pode viajar para alguns países da América do Sul que fazem parte do bloco econômico em que o Brasil está.

Isso é interessante porque às vezes os representantes desses lugares resolveram criar uma espécie de parceria para fazer as coisas acontecerem de forma mais simples.

Um bloco econômico é, na verdade, uma forma de tentar aproximar os países que pertencem a ele. Na Europa é comum ver isso, e acontece que é extremamente fácil viajar de um país para outro lá, não é preciso passaporte nem nada muito elaborado.

Mas ao falarmos da nossa realidade aqui, é importante deixar clara a necessidade desse documento viajar. Não é algo que o próprio Brasil seja obrigado a ter, afinal quem vai te receber é quem deve levar essas preocupações.

Para tentar explicar melhor tudo sobre este documento e tirar algumas dúvidas que às vezes são muito importantes, vamos mostrar aqui como tudo funciona de forma muito direta.

O que é passaporte?

O passaporte é um documento emitido pelas autoridades de um país que dá ao beneficiário o direito de visitar outros locais que aceitem o seu bilhete. Ou seja, para que uma viagem a algum lugar aconteça é importante ter em mente a importância daquele item.

Passaporte

Funciona como um documento de identificação comum. Em alguns casos, você pode usá-lo para verificar sua identidade, embora seja mais recomendado apresentar seu documento de identidade. De qualquer forma, muitos brasileiros com o tempo começaram a usá-los em suas viagens ao exterior. Isso ocorre porque é um documento simples de usar.

Como obter o seu

Para obter um passaporte, você precisa seguir alguns passos muito simples. Primeiro, você deve apresentar a documentação necessária (falaremos mais tarde). Em seguida, você deve preencher um formulário para solicitar um passaporte. É um formulário eletrônico, por isso é mais fácil de usar.

É necessário também o pagamento de uma taxa para a concessão do passaporte, é importante que esta decorra de uma data de comparecimento.

Quais documentos são necessários?

Os documentos necessários para a obtenção do passaporte são os habituais. Em primeiro lugar, é importante ter em mãos:

  • Documento de identificação que pode ser um RG;
  • Carteira de motorista, autorização de trabalho e até passaporte previamente emitido;
  • A certidão de nascimento (neste caso pode ser obrigatória ou não, tudo vai depender da situação, mas para os menores de 12 anos é de facto uma obrigação);
  • CPF, as expected;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de pagamento da GRU, se for o duplicado.

Este documento tem sido importante no processo desde dezembro de 2017. Outras consultas, como o alistamento militar, ocorrem ao mesmo tempo.

Para ter o passaporte de menores de 18 anos em mãos, é imprescindível a autorização de um dos pais ou responsável legal. Além disso, quem o solicitar deve estar presente (se tiver dúvidas de como deve ser feita esta autorização, basta aceder ao site do IRS para mais detalhes).

Quanto tempo leva para emitir o passaporte?

O tempo para emitir um passaporte depende muito de onde você vai fazê-lo. Isso significa, de forma mais simples, que você deve fazer o processo em algum lugar e verificar o tempo necessário para sua emissão. Eles irão informá-lo no momento do registro.

Você terá 10 dias úteis para agendamento na PF, após isso o passaporte poderá ser emitido em até 7 dias úteis.

Ah, vale lembrar também que se você vai a um aeroporto para comprar passagens eles sempre vão pedir para você apresentar o passaporte, ou seja, nem dá para comprar passagem sem ter esse documento.

É importante estar atento a esses prazos porque, se você tem pressa em viajar, deve primeiro fazer um bom planejamento do tempo necessário para que tudo isso aconteça corretamente.

Se você tiver problemas pode até perder a chance de viajar, é claro, se você perdeu seu passaporte, é sobre isso que falaremos a seguir.

Como obter a 2ª via da carteira do passaporte?

Isso é bastante comum. Muitas pessoas perdem documentos, o passaporte pode ser roubado ou simplesmente perdido e você pode tirar uma segunda via sem muita dificuldade! É muito simples.

  • Acesse o site da Polícia Federal;
  • Preencha um formulário com seus dados e insira o código de segurança ao final;
  • Então você receberá o GRU.

Vale lembrar que esse processo, assim como o processo de emissão, pode demorar um pouco para acontecer. Você precisa esperar um pouco para receber uma cópia do seu documento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *