Como tirar a 2ª via do título de eleitor?

Um dos documentos mais importantes na vida do brasileiro é certamente o título de eleitor. Para você que ainda não sabe tudo sobre este item, pode seguir este artigo para ter mais explicações, porém, o que deve ficar claro aqui é a importância que este documento tem.

O voto é obrigatório no Brasil, ou seja, a partir dos 18 anos você precisa estar mais atento à quantidade de obrigações que terá como cidadão ativo nos processos do país. Uma pessoa que possui um título de eleitor sabe o quanto é importante. Não se trata apenas de direito de voto, você pode simplesmente estar procurando emprego e não ser aceito porque este documento é obrigatório. Isso acontece muito, mesmo que não seja realmente visto como uma parte importante da documentação, o título garante várias facilidades.

Título de Eleitor

De qualquer forma, faremos aqui, em um breve resumo, um panorama dos principais pontos que devem ser destacados, bem como as dúvidas que você possa ter durante o processo. Em geral, o título de eleitor é uma ferramenta indispensável para quem é residente no Brasil, embora sua emissão não seja obrigatória e não represente risco para alguma atividade que deseja exercer (pelo menos diretamente).

O que é o título de eleitor?

O título de eleitor, pelo menos no Brasil, garante nosso direito de voto. Sim! Não é possível votar em alguém para cargo público sem título, evidentemente o processo para retirá-lo não é longo, então dificilmente você terá dificuldade com isso.

Para obter este documento basta ter entre 16 e 18 anos e apresentar alguns documentos para que o processo aconteça. Resumindo, é bastante simples, tem características bastante interessantes para quem pretende ter um tal documento, visto que hoje em dia é possível emitir vários itens como este a partir da Internet.

De qualquer forma, se você quiser saber quais documentos deve apresentar para poder obter seu título de eleitor, veja a seqüência desse artigo.

Leia também:

Quais documentos são necessários?

Os documentos exigidos neste processo são muito semelhantes aos de outras ocasiões. É importante que você leve com você, no dia da emissão:

  • Alguma identificação válida, ou seja, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho ou passaporte;
  • Comprovante de residência (pode ser conta de luz, água, gás, internet);
  • No caso de homens, também é importante apresentar a certidão de inscrição;
  • Uma carteira de motorista também pode ser necessária.

Os documentos aqui citados podem mudar de pessoa para pessoa, de lugar para lugar e assim por diante. Ao mesmo tempo, é possível observar que são ferramentas para comprovar sua identidade, portanto, verifica-se que algumas são indispensáveis ​​por serem únicas, como a certidão de nascimento.

E se você perder um desses documentos, o que acontece? Bem, basicamente você terá que ligar para o emissor ou tentar emitir um novo documento. É comum que isso aconteça, então não se preocupe. Faça o processo, porém, o mais rápido possível, quanto mais tempo você ficar sem o título e sem votar, mais taxas você terá que pagar.

Onde obter o título de eleitor?

Você pode solicitar este documento em um registro eleitoral. É possível fazer isso também pela internet, caso você não queira sair de casa. Na internet é possível fazer um pré-serviço.

De qualquer forma, o processo não é longo e nem gasta muito do seu tempo, se você fizer pela internet, porém, deve se dirigir ao local de entrega do documento.

No cadastro eleitoral você também pode responder a várias perguntas sobre o uso desse documento, de fato, como essa instituição foi criada exatamente com essas funções. Lá você pode saber tudo. Quanto você vai pagar pelo atraso, qual documentação você pode usar e ainda, caso tenha perdido algum desses itens, pode facilmente tirar suas dúvidas aí.

Quanto tempo leva para ser emitido?

Normalmente o processo é consolidado ao mesmo tempo, mas alguns imprevistos podem acontecer, por isso é imprescindível que você faça uma análise muito criteriosa de seus documentos para verificar se está tudo correto.
Mas, em geral, o processo consiste em ir ao local de emissão, oferecer os dados e documentos e receber o título.

Como tirar a 2ª via do título de eleitor?

Para obter a segunda via do título de eleitor, é necessário acessar o site do TRE. O processo, portanto, deve proceder da seguinte forma:

  1. Clique em Agendar
  2. Entregue os documentos originais para que possam iniciar a emissão da segunda via, que são: Certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento; Autorização de trabalho ou passaporte desde que você tenha dados suficientes para o processo.
  3. A duplicata desta documentação pode ser cobrada. O valor não é alto, mas você deve se lembrar de levar essa quantia de dinheiro no dia. Ah, como você pode imaginar, você deve passar por todos os processos novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *